quinta-feira, 15 de março de 2012

Sobre pseudo-fãs

Esses dias, me peguei pensando sobre fanatismo musical. Talvez eu seja a pessoa ideal para falar sobre isso, sou daquelas que chora, que se emociona, que está junto na boa e na ruim.


Então pergunto, existem só fãs assim? Na verdade, o que significa fã?


" (do inglêsfan [fæn], de fanatic „Fanático“) é uma pessoa dedicada a expressar sua admiração por uma pessoa famosa, grupo, idéia, esporte ou mesmo um objeto inanimado."


Aí que entra a minha duvida. Eu sou fã. Fã de verdade, daquelas que chora quando a banda entra no palco, que canta todas as músicas com o coração, que sabe a história da banda, que gostava deles mesmo quando ninguém sabia quem eram, e até mesmo no momento em que desapareceram, depois que um súbito sucesso.


Eu, navegando pela internet, encontro a seguinte frase:


"Todas as músicas dos Los Hermanos são boas, mas não venham me dizer que gostam de Anna Júlia."


MEU DEEEEEUS, o que é Los Hermanos sem Anna Júlia? Eles podem até ter declarado que foi a pior música da carreira deles, porém, para infelicidade geral da nação, foi com essa música que eles ficaram, de fato, conhecidos. Então, queridos fãs de Los Hermanos que renegam as origens da "banda favorita" de vocês, aceitem a realidade de que, esta música É Los Hermanos, sem mais nem menos.


Eu sei que a minha comparação poder ser infeliz, mas não posso usar exemplos que eu não conheça. Digo isso por que, a Reação em Cadeia, teve o ápice do seu sucesso com a música "Me Odeie", e é uma das músicas mais fracas deles, porém, eu sei do valor dessa música. Isso, é ser fã ;) É gostar mesmo que todo mundo odeie.


Desculpem se eu fui um pouco rude, mas me irrita isso sabe? As pessoas nem conhecem as bandas e se julgam fãs, são fãs só por que vão no show? Ir no show todo mundo pode ir, posso ir no show do Michel Teló e não ser fã dele.


Gente, acalmem a periquita aí, sei que é legal se achar cool e descolados, eu até mesmo indies, mas só colocar publicações no facebook e no twitter sobre a banda do momento, não faz de vocês mais fãs.


Olha, vocês podem até pensar: "tu nem tem moral pra falar nada, gosta só dessa bandinha aí", maaaas, antes gostar só dessa "bandinha" e de fato ser fã, do que gostar de tudo que tá na modinha e assim que a poeira - Los Hermanos, Mallu Magalhães, Alpargatas, Indie Rock e muitos outros - baixar, colocarem o rabinho entre as patas e começar um novo estilo de vida, da próxima moda que vier.


Queridos, P-E-R-S-O-N-A-L-I-D-A-D-E é a palavra. Não é por que A, B ou C gosta que vocês têm tudo que ir atrás, gente, sejam vocês mesmos, mesmo que ninguém seja assim. É tão bom.


Ah, detalhe, até gosto de Los Hermanos, gosto de Anna Júlia até por que não sou fã deles, entenderam? haha, quero dizer que a minha implicância não é pessoal com os Los Hermanos, mas com todos os semelhantes que agora eu não lembro.


Só um desabafo de uma fã de verdade; 

Nenhum comentário: